Como fazer chá mate?

Como fazer chá mate? Para preparar o chá mate, deve-se adicionar 1 colher de chá da erva mate, ou 1 sache de chá mate, numa xícara de chá de aproximadamente 180ml e adicionar água em ponto de fervura. Espere amornar, coe e beba a seguir.

Isto porque, se utilizado para emagrecer, deve-se dar preferência ao uso de um adoçante, como o Stevia, e pode acrescentar algumas gotinhas de limão.

Como tomar?

O chá pode ser feito da erva verde ou tostada, que é encontrada mais facilmente nos supermercados. Pode ser consumida quente ou gelado, claro, sem açúcar.

cha mate leao-matte leao-mate emagrece-cha mate soluvelAlém das opções da bebida pronta em lata ou para preparo em sachê também carregam os princípios ativos da erva. No entanto, o efeito é menos intenso porque o chá industrializado pronto tem conservantes e o de saquinho pode misturar diferentes partes da planta.

As bebidas preparadas com as folhas da espécie Ilex paraguariensis, parte da planta que concentra os benefícios do chá-mate, como no chimarrão, ajudam você a perder peso mais facilmente.

Contudo a erva mate, quando consumida com moderação (até 1 litro por dia) traz, além de benefícios para saúde, uma agradável sensação de bem estar. Porém, o consumo é restrito pra quem sofre de doenças cardíacas e também durante o período de gravidez.

Portanto tomar diariamente 1 litro de chá mate emagrece, sendo capaz de melhorar o funcionamento do organismo, desintoxicando e favorecendo a queima de gordura corporal. Isto porque é muito eficaz como complemento à dieta e atividade física.

beneficios-combinacoes de cha mate-matcha- matte leaoCombinando o Chá Mate

Chá-mate + fontes de cálcio: A cafeína presente no chá-mate pode prejudicar a absorção de cálcio no organismo quando a bebida é consumida junto com um alimento fonte do mineral.

O mais ideal é que em refeições como café da manhã e lanches em que tenham leite ou derivados não se faça a ingestão do chá. Afinal, apesar de todos os benefícios o índice de pessoas com osteoporose cresce a cada dia.

Chá-mate + canela ou gengibre: Para potencializar o efeito termogênico do chá acrescente gengibre ou canela a bebida. Isto porque estes alimentos também são considerados termogênicos.

Contraindicações do chá mate

As contraindicações do chá mate são hipertensão arterial descontrolada, em caso de insônia e nervosismo. Por conter altas doses de cafeína, indivíduos que sofrem com insônias não devem consumir o chá mate após as 18h.

Características do chá mate

Contudo o chá mate é rico em cafeína e em xantinas, compostos fenólicos e saponinas, que garantem o efeito protetor no organismo e, o chá mate possui ainda mais propriedades antioxidantes do que o chá verde.

Outra ótima opção de chá emagrecedor é o chá branco, que estimula a queima da células de gordura do corpo.

 

1 comentário em “Como fazer chá mate?

  1. Pingback: Chá mate onde comprar? Veja→ Segredos do Chá

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *