Chá oolong onde comprar?

Você poderá encontra o chá oolong para comprar em lojas de produtos naturais, algumas grandes mercarias, lojas de produtos orientais e alguns mercados municipais. De todos os chás, o chá oolong é um dos mais tomados. Os benefícios são diversos. Neste artigo, você vai conferir para que serve o chá oolong, onde comprar, benefícios e como preparar este delicioso chá. Vamos lá?

Para que serve o chá oolong?

O nome “oolong” vem do chinês e significa “chá do dragão negro.” Há muitas variedades diferentes de Chá oolong e assim, uma ampla variedade de sabores e aromas. Os chás oolong semi-oxidados possui um sabor mais próximo ao chá verde do que ao chá preto: ele não possui o aroma róseo adocicado do chá preto mas por outro lado ele também não possui as notas vegetais marcantes típicas do chá verde. Ele é em geral preparado forte, com o amargo deixando um resquício de sabor adocicado.

O processo de fermentação do oolong dilui seu valor nutricional comparado ao Chá Verde e Chá branco, no entanto, ele continua sendo uma bebida extremamente saudável.

cha emagecedor-olong-oolong tea-oolong emagrece-chaAs folhas de oolong são processadas de duas formas diferentes. Em alguns chás são enroladas em longas folhas curvas, ao passo que em outros elas são comprimidas numa forma esférica. O primeiro método de processamento é o mais antigo.

Essa família de chás fica entre os verdes e os pretos, e também são chamados de chá azul. O seu processamento é muito variado, pois o nível de oxidação pode variar de 15 a 70%. Portanto ele pode estar mais próximo do chá verde ou do chá preto.

Servindo no entanto para tratar e prevenir vários tipos de doenças como veremos mais adiante, em benefícios do chá oolong.

Os principais benefícios do chá oolong

  • Emagrecer: o chá oolong é riquíssimo em polifenóis, que são substâncias auxiliadoras na regulação do seu metabolismo, evitando que você ganhe gordura com facilidade. Há, também, muitas enzimas que ativam diversas funções das células de gordura. Há estudo relacionando o consumo do chá oolong com o tratamento de obesidade. Ainda há poucos estudos, já que a maioria é feita utilizando o chá verde. Ainda assim você pode ter certeza que há potenciais deste chá para quem deseja perder aqueles quilos extras;
  • Chá Oolong é Ricos em Antioxidantes: Embora a fermentação reduz a concentração de antioxidantes no chá, O Chá oolong continua sendo uma boa fonte destes compostos tão essenciais para uma vida saudável;
  • Radicais Livres: sabe-se que quase todos os chás combatem os radicais livres, sendo ótimos antioxidantes. Assim sendo, o consumo diário deste chá pode prevenir uma poção de doenças, como câncer, acidente vascular cerebral, entre outros;
  • Pele Saudável: há pesquisas mostrando que diagnosticados com eczema podem se beneficiar do chá oolong. No geral, eis um ótimo chá para a sua pele;
  • Seus ossos: por ser rico em antioxidantes, o chá oolong é um potente preventor de osteoporose. Há vários estudos relacionando o chá oolong com a saúde dos seus ossos. Mas um ótimo benefícios do chá oolong;

beneficios oolong-corpo perfeito-perca peso-oolong importado-sache 40gramas-cha amarelo-cha azulOutros benefícios também são observados como:

  • Diabetes: tal chá já foi usado no tratamento de diabetes do tipo 2 complementando outros alimentos e remédios. Você pode adicionar este chá no seu tratamento de acordo com as recomendações do seu médico;
  • Fonte de Energia: As pequenas quantidades de cafeína no chá oolong pode fornecer um bom impulso de energia, sem as falhas de energia que muitas vezes seguem o consumo de café que é muitas vezes carregados com açúcar e creme;
  • Câncer: há muitos estudos que apontam para uma prevenção de diversos tipos de câncer. Beba o chá oolong com frequência e leve uma vida mais saudável;
  • Estresse: é sábio que muitos chás são ótimos para combater o estresse. O chá oolong pode reduzir entre 10 e 18% do estresse;
  • Desempenho Metal: os benefícios não param. Há várias pesquisas mostrando que a cafeína melhora o desempenho mental. Sabe-se que o chá oolong é riquíssimo em cafeína.

Como preparar o chá oolong

O processo de preparação é como qualquer outro chá, ensinarei alguns pontos em que se deve ter mais atenção e cuidados para que seu chá fique com um sabor e aroma deliciosos. Para prepará-lo, basta ferver um litro de água e esperar dois minutos para abaixar a temperatura (o ideal é 90°). Acrescente sete colheres de sobremesa rasas da planta e deixe em infusão por dois a quatro minutos.

Temperatura da água

Regra geral, utiliza-se água a ferver para preparar qualquer tipo de chá. No entanto, e uma vez que o chá oolong é caracterizado por uma oxidação variável, aconselha-se a utilização de água ligeiramente mais fresca para o chá oolong com uma oxidação mais baixa e água mais quente para o chá oolong com uma oxidação mais elevada. Porém, uma vez que o chá oolong se aproxima bastante do chá verde, faz todo o sentido a utilização de água com uma temperatura mais baixa na sua preparação.

Quantidade de folhas

oolong o que e-onde comprar oolong-para que serve-emagrece oolong-saude-dietaUma boa indicação relativamente à quantidade de folhas a utilizar na preparação de um chá oolong é 2 ½ colheres de chá de folhas oolong para cada 250 ml de água. Tudo depende da intensidade do chá que pretende preparar, ou pode simplesmente utilizar menos folhas e um tempo de infusão maior. É importante saber que o chá oolong em forma de bola é mais intenso do que as folhas de chá oolong enroladas. As mesmas folhas de chá oolong podem ser utilizadas em infusões repetidas e a verdade é que este processo torna o chá cada vez mais saboroso. No entanto, é importante que retire toda a água da chaleira após cada infusão.

Saborear e experimentar

O último e o melhor dos passos é saboreá-lo, de preferência numa espécie de tigela baixa. No entanto, é igualmente importante experimentar quantidades diferentes de folhas conforme prefira, mais forte ou mais fraco, assim como tempos de infusão distintos. Cada chá é um chá… e os gostos não se discutem, desfrutam-se.

Chá oolong ajuda a emagrecer e é mais potente que o chá verde

A novidade agora para quem quer emagrecer é o chá oolong, uma variedade da planta Camellia sinensis, originário da China e também conhecido como qingcha (chá verde azulado).

oolong fujian-emagrece oolong-cha que emagrece-seca barriga-emagreceA diferença do chá oolong para o chá verde está no processo de fermentação à qual a planta é submetida, já que as duas são originárias da planta da mesma espécie.

O oolong é semi-fermentado, o que lhe confere uma maior quantidade de flavonoides do que o chá verde.

Pessoas que consumiram chá de oolong após o almoço aumentaram 10% o gasto de energia, portanto, o oolong possui mais efeitos estimulantes do metabolismo.

O chá oolong é rico em flavonoides, é estimulante e antioxidante natural, que combate o envelhecimento das células. Além disso, como acelera o metabolismo, ajuda a emagrecer.

O chá oolong deve ser consumido após as refeições ou em chás da tarde, acompanhado de algum alimento. O ideal é consumi-lo duas vezes ao dia.

Contraindicações do chá

Apesar de ser um produto natural e ser bastante benéfico para o corpo e para a mente, o chá oolong é contraindicado para alguns tipos de pessoas, para quem sofre de nervosismo, depressão, para crianças e para quem sofre de deficiência de ferro, pois o chá oolong dificulta a absorção desse mineral. Não é indicado para grávidas e lactantes, para pessoas com problemas de coagulação sanguínea, diarreia, síndrome do intestino irritável, glaucoma ou problemas renais. Se você sofre de crises de ansiedade frequentes e quer tomar o chá, experimente tomar no máximo 1 xícara por dia. Se você sentir alguma mudança como inquietação, o recomendado é que você pare de tomar o chá, não importando os benefícios que recebe dele.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *